Baú de Afetos

 


Olá querido leitor! Meu nome é Eduardo Perim. Nome escolhido pelo meu irmão mais velho, Rodrigo. Quando meus pais souberam que eu seria um menino, logo meu irmão disse que queria que meu nome fosse igual ao do seu melhor amigo. E foi assim que minha família me nomeou. Sou filho da Lúcia e Vanderlei. Lucia é uma mulher de voz calma e tranquila. Lembro sempre da história que ela conta que uma vez ao ligar para a casa de uma amiga o filho dela disse: “Mãe, é aquela sua amiga com voz de aeromoça!”. Ela também é artesã que faz coisas lindas com caixas e placas de mdf. Vanderlei, ou melhor, Perim (como é conhecido por todos) ou Lelei (apelido de família), é um homem de voz firme, mas que engana muitos com essa firmeza. Perim é alto astral e sempre vê as coisas da melhor maneira. Pois bem, eu sou uma mistura desses dois. Um pouco calmo e tranquilo, mas as vezes firme e exigente. Talvez esse “exigente” seja mais comigo que com os outros. 

Sou formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Entrei neste curso sem saber nada sobre ele. Sempre fui uma criança criativa e que gostava de inventar coisas pela casa. Uma vez fiz uma “porta de cortina” para a sapateira do meu quarto, e foi aí que mamãe me disse: “Porque você não faz arquitetura?”. Assim que caí de “gaiato no navio”. Entrei na graduação e de cara me apaixonei. Foram 8 anos dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo que me mostraram muitas ações fora de sala de aula, quando conheci o movimento estudantil da arquitetura. Me encontrei mais ainda. Quantas vivências, amigos, experiências e conhecimentos, que foram adquiridos extra curricular, no qual formou o profissional que sou hoje. 

A graduação foi só um start na minha vida. Sempre participei de organização de eventos dentro e fora da faculdade, me envolvia em produção cultural, pensava em oficinas, planejava o layout e ambientação, tudo de forma colaborativa em atuação dentro de coletivos na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, que foi onde estudei e vivi por 11 anos. Dentro dessas vivências, sempre gostei de colocar a “mão na massa”, então na maioria das vezes eu estava sempre criando e executando os projetos. Um certo dia comecei a me questionar “Que arquiteto sou eu? Quem sou eu? O que eu faço?”. E numa manobra mundial vindo de uma grande pandemia, entrei num processo de autoconhecimento para conseguir entender tudo que se passava por mim. E foi assim, que em um dia estava pelo instagram e me chamou a atenção uma publicação compartilhada de um amigo falando sobre as inscrições para a “1ª Mostra de Contos Audiovisuais”. Me inscrevi e fui selecionado.

 Chegou o primeiro dia de oficina da mostra de contos, e foi um espanto para mim. O que eu estou fazendo aqui? Porque eu fui selecionado para esta oficina? Entre os 10 artistas selecionados estavam: atrizes e atores, jornalistas, escritores, drag queen… O que um arquiteto faz no meio dessas pessoas? Eu nunca escrevi nada, nem sou artista. (achava eu). No segundo dia quase desisti e não apareci para a oficina, mas no último segundo, após sessão de terapia, resolvi me desafiar e seguir. E foi a maior surpresa que tive em minha vida. Como um passe de mágica, eu estava conectado àquelas pessoas. Estava fissurado por todos os processos e entendi que era o meu momento, de colocar para fora tudo que estava dentro de mim. 

E assim aconteceu o grande “desencaixe” na minha vida e nasceu o conto que fala de um homem que remexe os afetos do passado em um baú de memórias. Foi um grande mergulho em memórias do passado em um resgate nunca feito antes por mim. Descobri um grande potencial em mim de escrever, e me expressar com as palavras. O exercício da escrita é algo mágico, roteirizar um texto é incrível, e eu vivi uma das experiências mais sensacionais da minha vida! A ARTE SALVA! 

E assim eu me despeço, convidando você para ler e assistir o meu conto audiovisual “(DES)ENCAIXE”. E gostaria de dizer que devemos sempre acreditar em nossos potenciais e em quem somos genuinamente. Hoje consigo me ver como esse profissional multiartista, arquiteto urbanista efêmero, desenvolvendo trabalhos criativos com bricolagem, cenografia, artesanato e produção cultural. Nos vemos por aí! :)

Eduardo Perim é arquiteto urbanista graduado pelo IFF. Desenvolve trabalhos criativos com bricolagem, cenografia, artesanato e produção cultural.

 Acesse o link para ler o conto “(DES)ENCAIXE” e também assistir a sua produção em audiovisual 👇👦

https://docs.google.com/document/d/14RfhqxQUX7ygLwqyshYj1tqk5wdzcNIXBPH5rRIKegU/edit?usp=drivesdk



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-BOOK DE CONTOS - GRATUITO

Ser de Palavras

Vida = Verdade