Designer Gráfico - Da Proposta à Criação

 

Olá, eu sou o Murilo! Sou designer gráfico e fui o responsável pelas peças gráficas de divulgação da Oficina de Produção de Contos Femininos Autoficcionais que antecedeu o lançamento do e-book “Só Conto Pra Elas”.

Eu já tinha trabalhado com a Lorena Lima algumas outras vezes, então quando recebi o convite para fazer parte desse projeto, não tive dúvidas de que a resposta seria sim, mesmo sabendo que criar a identidade visual de algo tão especial seria um desafio. Trocamos muitas ideias, conheci mais sobre como seria realizado e o que isso significava para todos os envolvidos, e mesmo com a distância, que o momento nos obrigou a manter por conta da pandemia do Covid-19, pudemos estar juntos e viver isso. 

Para desenvolver a identidade visual da oficina eu busquei trazer elementos que nos remetessem aos meios mais tradicionais da escrita, como a folha de papel e as tipografias manuscritas e de máquina de escrever, deixando as peças gráficas com formas mais orgânicas e que nos transportam para histórias, sejam elas nossas ou não. Além disso, optei por utilizar o balão de diálogo como conhecemos desde pequenos por meio de gibis ou livros escolares, como símbolo do diálogo, e claro, para brincar com a palavra "conto" presente no título do e-book.

 

                               

 

Também busquei utilizar cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, para deixar bem visível a energia e o calor presentes em todo o processo. Utilizei outros elementos que nos lembram um pouco do passado, como clipes de papel, fotos reveladas e quadro de avisos, para lembrar dos motivos de termos algo para contar hoje, onde cada um pode interpretar de acordo com suas vivências ou imaginar de acordo com sua criatividade.

 

  
 

Com os elementos definidos eu segui uma linha onde todas as artes começam mais "limpas" e organizadas e vão ganhando um certo ar de "bagunça", bastante característico do processo criativo.

  
 

Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais das ideias e referências que utilizei, porque eu adorei participar e criar, e se deixar eu escrevo muito mais contando cada detalhe que foi pensado com muito carinho. E se você quer conhecer um pouco mais sobre a função do design gráfico de uma forma descomplicada e fácil de entender, acesse o link abaixo 👇 

 https://designculture.com.br/qual-a-funcao-do-design-grafico

Comentários

  1. É sempre um prazer participar de projetos interessantes, ainda mais com pessoas tão incríveis. Em projetos assim a criatividade rola solta e o resultado dá aquele quentinho no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Murilo! Digo o mesmo. Você sempre aquece os projetos com a suas criações e claro, o coração pula de alegria. Muito obrigada pela parceria. Que venham muitas!

      Excluir
  2. Muito legal essa sinergia entre design e literatura! Parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fred! Faz toda a diferença trabalhar com profissionais como Murilo, um designer gráfico sempre disposto e muito criativo. Obrigada por seu retorno.

      Excluir
  3. Muito bacana a dinâmica entre design e literatura! Me sinto ainda mais atraída a ler 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iasmim! O designer gráfico para um projeto, faz toda a diferença. Cria uma identidade. Murilo é um parceiro incrível e já trabalhou comigo em outros projetos. Quando quiser papear sobre a obra literária, tô por aqui. Obrigada pelo retorno.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E-BOOK DE CONTOS - GRATUITO

Vida = Verdade

Desejo? Desejos.