Desejo? Desejos.

 

Olá! 

Sou Joca Simonetti - capixaba, pai, avô e companheiro. Cultivo com gosto os afetos que a vida me deu e atualmente vivo desejo de dramaturgias, tentando descobrir o que mais posso experimentar ser.

Escrever faz parte da minha vida há muito tempo. Primeiro nos prazeres solitários de arroubos adolescentes em poemas (péssimos) e contos (alguns médios, outros simplesmente ruins), e depois como profissional da palavra.

Sou jornalista praticante há 30 anos e, de forma nem sempre criativa, vivo da capacidade de organizar informação e contar histórias - na maioria das vezes, pela escrita.

Nesse tempo estive quase sempre por perto das atividades artísticas. Até que o trabalho foi me afastando. A f a s t a n d o. Achei que todo desejo tinha ficado em rua qualquer, jogado no fundo de alguma gaveta, perdido entre as almofadas do sofá.

Mas desejos são renitentes. Resistem e renascem. Oficina de escrita do Grupo Z de Teatro (Vitória/Espírito Santo), com Fernando Marques (Diretor, dramaturgo e um dos atores do Z). Havia ganho e quase desisti. Era um sábado sem compromisso e fui. Fui, voltei e gostei. Desejos são renitentes.

Vieram outras oficinas, um curso de teatro, umas escritas várias leituras um tanto de estudo e o desejo ali, crescendo, bem alimentado. Em uma dessas oficinas, ganhei de presente de Marília Azevedo a ideia que se transformou na dramaturgia "Duas Luas".

Marília é do Coletivo Poeira, de Belo Jardim, Pernambuco. A oficina foi lá, em Belo Jardim, e online (o que permitiu que eu participasse: ganhos da pandemia). Duas luas foi um presente que a Marília me deu e que divido aqui com você 👇

https://drive.google.com/file/d/1ecQVlU6_3yUf_aVMuLyoid2j_aYvKUSa/view?usp=sharing

Mais recente foi a participação na Oficina de Produção de Contos Audiovisuais, conduzida pela Lorena Lima em iniciativa do Grupo Beta de Teatro (Vila Velha/Espírito Santo). O desafio aqui foram vários: escrever, roteirizar e gravar o conto, o transformando em produto audiovisual.

Logo, confesso: não escrevi um conto. Boa ou má, escrevi dramaturgia: é nessa forma de escrita que tenho encontrado um espaço de expressão no qual me sinto feliz e animado — é o desejo apontando os caminhos.

"Embaralhamentos" nasceu do presente que foi essa oficina e está aí, dividido com você como dramaturgia escrita e como peça audiovisual.


https://drive.google.com/file/d/1RClkS10uwm3L5yK7bEXBoJCJ_Sa8OlJN/view?usp=sharing

Instalado e nutrido — continuo escrevendo — o desejo segue aprontando das suas: agora é também desejo do encontro coletivo. Seja para trabalhar sobre minhas escritas, seja para escrever em cena sobre as escritas de outros. É assim, ampliado, que ele faz parte agora da minha escrita. Um desejo que virou desejos.

Joca é jornalista e capixaba. Pai e avô, e companheiro. Cultiva com gosto os afetos que a vida lhe deu e atualmente vive desejo de dramaturgias, tentando descobrir o que mais pode experimentar ser.




Comentários

  1. ah que maravilhoso esse conto!!!! belíssimo isso de um afeto poder se quebrar facilmente até com cheiro de maresia, e pode até virar o afeto de outra pessoa.... muito bom de imaginar e sentir!!! parabéns pra todo mundo que colaborou! abraçoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poder dos afetos em nossas vidas. Obrigada por seu retorno. Abraço forte!

      Excluir
    2. Obrigado anônimo. Feliz que o texto te tocou, emocionou, afetou.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E-BOOK DE CONTOS - GRATUITO

Vida = Verdade

Ser de Palavras